Os servidores públicos de nível elementar (serventes, faxineiras, vigias, etc) comemoraram, na tarde de ontem, o pedido de vistas do projeto de lei que trata do reajuste salarial da categoria, proposto pela Prefeitura de Pará de Minas.
Eles acompanharam a reunião da Câmara com faixas e nariz de palhaço, como forma de protesto contra o reajuste oferecido, no valor de R$1630,00, que seria colocado em votação.
A manifestação pacífica teve como objetivo pressionar e, ao mesmo tempo, conscientizar o poder público sobre a valorização dos servidores de nível elementar, segundo a presidente do Sindicato dos Servidores, Tânia Valeriano, fez questão de dizer.
Segundo Tânia, a expectativa agora é que a reivindicação seja atendida, desvinculando os servidores de nível elementar de outras categorias do serviço público.
Entre os manifestantes estava a servidora Francisca Cleide Maciel, que também defendeu mais tempo para negociar, a fim de que a categoria consiga melhor distribuição dos recursos destinados ao reajuste salarial.
A servente escolar destacou a importância da presença dos servidores, tanto na manifestação como nas reuniões regulares da Câmara.
O vereador Lucas Arquiteto foi quem pediu vistas do projeto, atendendo pedido dos servidores, e já articula um encontro com o prefeito para tratar do tema. Ele também ressaltou que não pretende atrasar o processo legislativo.
O vereador também comentou as comemorações dos servidores diante da retirada do projeto de votação.
Os servidores agora aguardam as novas tratativas com o poder público. Caso nada seja resolvido, eles farão nova manifestação na Câmara Municipal na próxima semana, quando o projeto deve voltar a ser discutido.