A Prefeitura de Esmeraldas está investigando a mortandade de peixes no rio Paraopeba. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram várias espécies sem vida, boiando nas águas. Segundo nota divulgada pelo município, os peixes foram encontrados mortos em diferentes pontos do rio, sendo o principal deles um local conhecido como Fazenda da Ponte.
Nessa área, o responsável pela gravação disse estar assustado com a quantidade de peixes mortos, já que a água do rio aparentava estar limpa e sem alterações.O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já foram notificados pela Prefeitura de Esmeraldas.
Equipes do Comitê da Bacia do rio Paraopeba também estão acompanhando a situação diretamente no local e atuando para que uma solução seja alcançada com a maior rapidez possível. Órgãos ambientais também estão realizando coletas emergenciais na área afetada, para realização de análises laboratoriais.
A mortandade de peixes pode estar acontecendo por diversas causas, como o Jornal da Manhã apurou ao conversar com o médico veterinário Idael Santa Rosa. Ele lembra, no entanto, que o rompimento da barragem de Brumadinho, há seis anos, pode ser uma das maiores consequências devido à grande quantidade de minério com materiais tóxicos que foi despejada na calha do rio.
Idael Santa Rosa também adverte que a queda acentuada no volume de água é um agravante para os rios em geral, não apenas o Paraopeba:
E diante dessa nova mortandade de peixes no Paraopeba, fica o alerta para os consumidores. Ninguém deve comer peixes deste rio e nem consumir a água dele, nem mesmo os animais. É uma questão de prevenção à saúde.