Depois de um longo período de discussões, duas solicitações de vistas e manifestações de insatisfação por parte dos servidores, a Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores públicos de nível elementar para R$ 1.630,00. A sessão foi acompanhada de perto por servidores e representantes do sindicato.
A proposta foi aprovada por unanimidade, mas não sem polêmicas. Durante a reunião, vereadores como Gustavo Duarte, Irene Melo Franco, Toninho Gladstone, Marcílio Souza, Cristiano Fernandes e Camila Gonçalves fizeram críticas ao processo de negociação com a prefeitura.
Segundo eles, as tentativas de diálogo não surtiram efeito, o que gerou desgaste entre o poder público e a categoria. Além disso, o projeto é de correção, não de valorização do servidor. Ainda assim, o texto avançou com a expectativa de que o reajuste seja escalonado nos próximos anos, contemplando outras demandas dos servidores municipais.
O valor do reajuste será retroagido, para que os servidores sejam contemplados com o reajuste já na próxima folha de pagamento. Além da correção salarial para os trabalhadores de nível elementar, o projeto aprovado também prevê reajustes para diretores escolares e a regularização dos assessores escolares, propondo a adequação de dispositivos do Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério.
Com a votação, o Legislativo encerra um dos debates mais acompanhados do ano e abre espaço para a continuidade da luta por melhores condições de trabalho na rede pública municipal.
Foto Ilustrativa: Câmara Municipal de Pará de Minas