Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Pecuária leiteira enfrenta uma das piores crises da história

05/02/2026

O setor leiteiro nacional iniciou o ano sob uma pressão sem trégua. Em uma tentativa de buscar saídas para o sufocamento financeiro dos pecuaristas, o Sistema Faemg Senar até promoveu uma live estratégica dias atrás. 

O encontro reuniu lideranças políticas, técnicos e representantes de peso, como o Sistema CNA e cooperativas, debatendo o impacto direto das importações de leite em pó, que continuam em patamares elevados mesmo após as medidas protetivas adotadas por estados como Minas Gerais e a região Sul. 

O diagnóstico é unânime: a oferta excedente, impulsionada pelo produto estrangeiro, desequilibrou o mercado e derrubou os preços pagos aos produtores. O cenário é complexo, com o aumento de 7,9% na captação nacional no último ano sendo ofuscado pela entrada agressiva de lácteos vindos de fora. 

As entidades lamentam a competição desigual, uma vez que o produtor brasileiro cumpre rigorosas normas ambientais e sanitárias, mas não consegue competir com preços artificialmente baixos do mercado externo. 

E a sobrevivência das famílias que vivem no campo agora depende de uma resposta rápida e institucional. O presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Diniz, participou ativamente das discussões. 

Ele reconhece que a solução não é simples e passa pela proibição do dumping praticado por países como Argentina e Uruguai, que hoje dominam o mercado e expulsam o produtor da atividade.

Eugênio lamentou a situação e garantiu que o Sindicato Rural tem procurado alternativas para os produtores da região, mas o cenário é complexo. 

Apesar do tom de alerta, há sinais de uma possível reação em curto prazo. O preço do leite spot já apresenta alta e os estoques de leite em pó da CCPR baixaram, gerando expectativa de reajuste favorável em breve. 

Mas o otimismo é cauteloso, porque o foco total agora se volta para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), que retomou a investigação antidumping contra a Argentina e o Uruguai. 

Dados da CNA mostram uma discrepância alarmante: em 2023, o leite exportado por esses países saía a menos da metade do preço cobrado em seus mercados internos, configurando a prática de comércio desleal.

A decisão do governo de acolher o recurso da CNA e dar continuidade ao processo foi recebida como uma vitória histórica, mas a categoria exige pressa. As lideranças defendem a implementação de medidas antidumping provisórias, como taxas emergenciais de quatro meses, enquanto o processo, que pode durar até 18 meses, é concluído. 

Foto: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis