A crescente procura por atendimentos médicos e remédios em Pará de Minas tem preocupado bastante os profissionais de saúde. Há mais de um mês, um surto de doença diarreica aguda (DDA) se espalhou pelo município, movimentando consultórios e farmácias, que têm registrado alta demanda por medicamentos voltados ao alívio dos sintomas.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde tem monitorado o aumento dos casos e reforça as orientações à população sobre a importância da prevenção e do cuidado.
A enfermeira Karina Santos explica que até o momento não há indícios de que o surto esteja relacionado a intoxicações alimentares, daí a importância de medidas simples de higienização para evitar a contaminação:
Crianças e idosos formam o grupo mais vulnerável, podendo se desidratar rapidamente. Por isso, ao surgirem sinais mais graves, é indispensável buscar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Esses sinais são a presença de sangue nas fezes, febre alta persistente, choro sem lágrimas nas crianças ou fraqueza intensa. Entre outros sintomas que também exigem maior atenção estão boca e língua secas, olhos fundos, tontura, fraqueza e redução do volume urinário.
A orientação é evitar a automedicação e, sempre que possível, fazer uso do soro de reidratação oral.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas