A demora na emissão da Carteira de Identidade em Pará de Minas voltou a ser comentada pela vereadora Camila Mão Amiga, que desde o início do mandato vem reivindicando melhorias no atendimento da população.
Durante mais um pronunciamento na Câmara, a vereadora se mostrou envergonhada da situação. Disse que é lamentável as pessoas saírem daqui em busca de atendimento em cidades vizinhas, caso de São José da Varginha, Pitangui, Florestal e Itaúna.
Nessas cidades o atendimento está bem mais ágil, aumentando o interesse de muitas pessoas. Demonstrando insatisfação, a vereadora perguntou até quando Pará de Minas vai enfrentar esse problema.
Camila lembra que a obtenção de um documento de identidade é uma necessidade básica do cidadão, por isso ela cobra uma reação das autoridades:
O segundo ponto abordado pela vereadora é a dificuldade de muitas pessoas em acessar o site:
A Polícia Civil, responsável pelo Posto de Identificação de Pará de Minas, divulgou nota sobre o assunto, informando que o agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional está sendo realizado normalmente. O serviço pode ser agendado pelos canais oficiais do Governo de Minas, através do portal mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App Cidadão.
Ainda segundo a nota, o Posto de Identificação disponibiliza 35 vagas diárias e ainda reserva vagas para o Centro POP, CREAS e pessoas com deficiência comprovada mediante laudo médico com CID.
Todas as pessoas agendadas são atendidas, no entanto, é elevado o índice de ausências e de comparecimento sem a documentação obrigatória, o que inviabiliza a emissão do documento.
A nota também informa que a agenda é aberta de domingo a quinta-feira, às 7h, e encerrada assim que todas as vagas são preenchidas. O prazo entre o agendamento e a data do atendimento é, em média, de 30 dias.
Para o atendimento, é necessária a apresentação do CPF e da certidão atualizada conforme o estado civil, original ou cópia autenticada e em bom estado de conservação. Outros documentos podem ser incluídos, opcionalmente, na carteira digital, como PIS/Pasep, cartão do SUS, CNH, Título Eleitoral, entre outros.
A Polícia Civil também informou que o Sine de Pará de Minas já confeccionou 468 carteiras e contabilizou 106 requerentes sem a documentação obrigatória, além de 125 ausentes. Outras informações pelo 37/ 3231 0485 ou diretamente no Posto de Identificação.
Fotos: Ana Luiza e Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM