Comemorado ontem (16), o Dia Mundial do Pão é uma data que reforça a presença constante do pãozinho na mesa dos brasileiros. Mesmo diante do aumento dos preços e do aperto no orçamento, o alimento continua sendo símbolo de tradição e cotidiano. Do café da manhã ao lanche da tarde, ele segue sendo um dos itens mais consumidos no país.
Nossa reportagem procurou algumas padarias para saber: afinal, o consumo do tradicional pãozinho continua o mesmo, apesar das variações de preço nos últimos meses? E a resposta foi sim!
Carlos Alves, padeiro e confeiteiro da Panificadora Pai Nosso, explica que o pão, principalmente o pão francês, é um dos produtos mais procurados pelos clientes e que, mesmo em tempos de dificuldade, ele não pode faltar nas mesas.
E apesar das dificuldades, o setor de panificação segue aquecido. O mercado total de produtos de panificação, movimentou R$ 178 bilhões no último ano, com um volume de produção que chegou a mais de 7 milhões de toneladas.
O pão francês continua liderando as preferências, mas a panificação tem se reinventado para acompanhar as novas demandas. Variações como o pão de fermentação natural, integrais, sem glúten e até versões artesanais vêm conquistando espaço.
Além disso, as padarias têm apostado em produtos diferenciados e novas experiências gastronômicas para atrair o público, uma forma de manter viva a tradição, mas também de se adaptar aos diferentes perfis de consumidores.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM