Pará de Minas está entre as dez cidades mineiras que contam com apoio da UFMG e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para a criação de um Plano de Ação Climática.
O município passou a fazer parte do grupo após a classificação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em um edital publicado pelo Governo do Estado.
Depois da parte burocrática e teórica, chega o momento da prática que terá início no próximo dia 29, com a realização da primeira de seis oficinas para o envolvimento da população na criação das estratégias e ações de enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
A secretária municipal de Gestão Pública, Ana Paula Couto, informou que as oficinas irão ouvir a população, para identificar percepções e propostas sobre os impactos das mudanças climáticas no território, além de construir soluções para um futuro mais resiliente e sustentável para o município.
O secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Kenede Reis, também falou da importância do plano visando a um desenvolvimento mais atento às mudanças climáticas.
Não será necessário fazer inscrição prévia para as oficinas. Qualquer pessoa interessada pode participar, bastando acompanhar as datas, locais e horários que serão divulgados em breve.
Além das oficinas, a população também poderá participar da elaboração do Plano de Ação por meio de um aplicativo, o QRISKA Alert. Através desta plataforma, será possível registrar problemas detectados na comunidade como áreas de risco, alagamentos, queimadas ou mesmo ações positivas de preservação.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas