A visita do Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Matheus Novais, a Pará de Minas ontem pela manhã, trouxe duas boas notícias para o município.
Ele anunciou a cessão de parte do imóvel do DER, no final da avenida Presidente Vargas, para a prefeitura e também comunicou a retomada da gestão do trecho da BR-352, entre o trevo da Francap e o acesso a Pequi, que será revitalizado.
Os convênios foram assinados no gabinete do prefeito Inácio Franco. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Antônio Pinheiro Neto, o Pinheirinho, do deputado estadual Betinho Pinto Coelho, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Délio Alves, além de outras autoridades.
Sobre a cessão de uso do pátio do DER, Matheus Novais confirmou uma gestão compartilhada do espaço, já que a parte de cima do imóvel continuará abrigando o setor administrativo da Coordenadoria do órgão.
Já a parte de baixo vai instalar a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e a Guarda Civil Municipal. A expectativa, inclusive, é que a adaptação do espaço comece em breve.
Já em relação à BR-352, o diretor informou que a previsão de revitalização do trecho que corta o bairro Santos Dumont é para novembro. Ele também garantiu que depois será avaliada a ampliação da capacidade de tráfego pela abertura de uma 3ª faixa ou duplicação da via.
Em relação à possibilidade de extensão do trecho, por mais 4 km, até a saída para Pitangui, o diretor do DER explicou:
O prefeito Inácio Franco está satisfeito com os resultados desta parceria com o DER e aproveitou para agradecer o apoio dos deputados Betinho e Pinheirinho, que foram essenciais para que o município recebesse estes importantes convênios.
O vereador Délio Alves também agradeceu o apoio dos parlamentares e reconheceu a importância de sua experiência junto à Assembleia, assim como do prefeito Inácio Franco, para que a cidade de Pará de Minas fosse atendida.
Os deputados Betinho Pinto Coelho e Pinheirinho também falaram sobre a parceria com o município, destacando a importância da revitalização da BR-352. Eles também falaram sobre o trabalho em conjunto e garantiram apoio à cidade em projetos futuros.
Vale lembrar que o trecho da BR-352 foi repassado para o município na gestão passada, para que recebesse benfeitorias, mas acabou sendo devolvido aos cuidados do DER depois que o prefeito Inácio Franco apontou que a prefeitura não teria condições de realizar as obras previstas.