As críticas à situação da saúde pública em Pará de Minas continuam repercutindo, mesmo após declarações do secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, afirmando que os atendimentos seguem com a mesma qualidade e, em alguns casos, até melhores.
Mas apesar da declaração, cidadãos e vereadores têm se manifestado com frequência, apontando falhas nos serviços prestados e a necessidade de maior atenção por parte da Secretaria de Saúde.
O vereador Cristiano Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, voltou a questionar os resultados apontados pela secretaria e afirmou que a população não tem percebido os avanços práticos no atendimento.
Ele citou problemas recorrentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e ressaltou que a saúde ainda não é tratada como prioridade pela prefeitura:
Cristiano Fernandes
O vereador também confirmou a expectativa de melhorias com a implementação da telemedicina e outras ações voltadas à valorização dos profissionais de saúde. Mas deixou claro que, por enquanto, os serviços estão aquém do esperado:
Cristiano Fernandes
Ele ainda chamou atenção para o desfalque de médicos na rede municipal, causado pela falta de reconhecimento e de condições adequadas de trabalho, o que tem levado muitos profissionais a deixar os cargos.
Diante desse cenário, Cristiano defende uma fiscalização mais rigorosa, para garantir o cumprimento dos horários de atendimento e das obrigações contratuais de forma correta.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM