Embora o direito do consumidor seja um assunto muito discutido na atualidade, inclusive com vídeos instrutivos divulgados nas redes sociais, muita gente ainda tem dificuldade em lidar com situações comuns no mercado.
Uma delas é a data de validade vencida, sobretudo de alimentos. A outra é a cobrança de preços diferentes daqueles que são anunciados na vitrine, assim como na etiqueta do produto ou mesmo na gôndola do supermercado.
O coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares Souza, confirma que esses problemas aparecem diariamente no órgão, mostrando que boa parte dos consumidores não conhece seus direitos.
Em relação ao produto vencido, ele explica a legalidade de duas situações:
Já no caso do preço errado a lei é clara, será cobrado do consumidor o menor:
E ainda sobre o direito do consumidor, Bruno lembra que está chegando a hora da pesquisa de preços, para quem deseja aproveitar descontos reais na Black Friday, que acontecerá no próximo dia 28 de novembro. Ele recomenda principalmente a anotação dos valores, para que o consumidor possa se certificar que o desconto anunciado é real:
O Procon de Pará de Minas funciona na rua Sacramento, 317 no centro da cidade. E o telefone de contato é o (37) 3233-5690.