São grandes as expectativas para o fim da fila de espera nas creches municipais de Pará de Minas.
A falta de vagas para crianças com idades entre 0 e 3 anos, tem sido o maior desafio da Secretaria de Educação que, inclusive, vem tentando adaptar as unidades já existentes, a fim de ganhar mais espaço para ampliação do número de vagas.
Essa mobilização já resultou na queda do número de crianças na fila. Antes eram 700 e agora são pouco mais de 300. E uma notícia divulgada pelo prefeito Inácio Franco vem trazendo a possível solução para zerar a fila.
A boa notícia é que o município acaba de conseguir um recurso estadual, no valor de R$7 milhões, para a construção de duas creches.
Serão unidades de atendimento em tempo integral, com capacidade para 100 crianças cada. Uma será construída no bairro Santa Edwiges e a outra no JK, próximo à Cidade Ozanam.
Segundo o prefeito Inácio Franco, a documentação necessária para a licitação já está sendo providenciada e a previsão é que as obras terão início no primeiro trimestre de 2026, após as chuvas.
O prefeito também informou que está prestes a assinar um convênio com o Governo Federal, que deverá garantir a construção de mais duas creches, com capacidade ainda maior.
Uma dessas unidades será construída na rua Nova Serrana, no antigo depósito de minério, enquanto a outra será no bairro João Paulo II, próximo ao parque de Exposições. Mas ainda não há previsão para o início das obras.