Com a chegada do fim de 2025 e o recesso legislativo, o vereador Délio Alves já começa a se despedir da presidência da Câmara Municipal de Pará de Minas.
O período marca o encerramento de um ciclo à frente do Legislativo, após a votação de todos os projetos que chegaram à Casa ao longo deste ano, deixando o plenário com a pauta em dia antes da pausa parlamentar.
Para Délio, o período foi marcado por desafios, mas também por avanços institucionais, o que o faz deixar o cargo com a sensação de dever cumprido. Avaliando o mandato, o parlamentar destacou que deixa a presidência satisfeito com o trabalho junto aos demais vereadores.
Ele também demonstrou expectativa de que, a partir do próximo ano, haja mais diálogo entre o Executivo e o Legislativo, especialmente em um cenário de reorganização administrativa da prefeitura.
Segundo o parlamentar, com a quitação total da dívida do município prevista para os próximos meses, há espaço para novas discussões e até para o retorno à pauta de projetos rejeitados pelo legislativo, com as propostas reavaliadas.
E quem também compartilha da ideia de união entre o executivo e o parlamento, é o presidente eleito da Câmara para 2026, o vereador Geraldinho Cuíca.
A expectativa do futuro presidente é promover mais unidade entre os vereadores e aproximar o Legislativo do Executivo, reforçando o papel institucional da Câmara e buscando soluções para as demandas da população.
Ele, junto aos companheiros eleitos da mesa diretora, já está iniciando conversas com servidores e demonstrando a intenção de fortalecer o diálogo interno e externo da Casa.
A posse da nova Mesa Diretora está marcada para o dia 1º de janeiro e será composta por Geraldinho Cuíca na presidência; Irene Melo Franco como 1ª vice-presidente; Gustavo Henrique como 2º vice-presidente; Vinícius Alves no cargo de 1º secretário; e Toninho Gladstone como 2º secretário.
A Câmara segue em recesso parlamentar até o dia 20 de janeiro. Nesse período, apenas projetos considerados urgentes poderão ser apreciados, por meio de reuniões extraordinárias.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM