Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Mais de 600 cubanos trabalhando em Pará de Minas: alguns até em profissões diferentes como o açougueiro que é médico

13/01/2026

Os venezuelanos não são os únicos que estão gostando de trabalhar em Pará de Minas. Profissionais que vieram de Cuba também se adaptaram bem na cidade e não pensam em se mudar daqui tão cedo.

Um levantamento feito pelo Jornal da Manhã apontou que as empresas em geral, desde indústrias até o agronegócio, o setor de prestação de serviços e o comércio da cidade, já estão empregando cerca de seiscentas pessoas que vieram daquele país.

Várias delas exercem atividades semelhantes às que atuavam em Cuba, enquanto outros trabalham em áreas diferentes da formação, mesmo assim consideram a oportunidade bem melhor que a terra natal.

É o caso do médico Emanuel Tito Cabreira, que está na cidade há oito meses. Ele veio ao Brasil, pela primeira vez, em 2015, trabalhando por três anos no programa Mais Médicos, do governo federal.

Nesse período ficou encarregado de cuidar de uma área indígena em Roraima, ganhando muita experiência e se sentindo bastante valorizado. Quando o contrato dos médicos foi encerrado ele voltou à Cuba, ficando por pouco tempo, porque surgiu a oportunidade de trabalhar novamente no Brasil, desta vez nas forças-tarefas de combate à Covid-19.

Encerrado o contrato, Emanuel retornou ao país de origem, mas não conseguiu viver lá por muito tempo mais, revoltado com as más condições da população. E aí decidiu voltar para o Brasil novamente, desta vez por conta própria, o que aconteceu em 2025.

Amigos indicaram Pará de Minas como uma terra hospitaleira e de facilidade para ele encontrar um emprego. A vaga surgida de imediato é bem diferente da sua formação, mas ele mostra resiliência e esperança de voltar a atuar na saúde.

Emanuel está trabalhando na rede BH Supermercados, exercendo a função de açougueiro. Disse que está feliz, com a oportunidade de sobreviver com dignidade. Como médico, em Cuba, ele recebia U$S50 dólares mensais, cerca de R$250,00.

Emanuel não pensa em voltar para Cuba, acreditando que a situação do país vai piorar, diante dos acontecimentos recentes da Venezuela:

Emanuel só lamenta a distância da família, de quem tem muita saudade. Mas espera que algum dia os parentes também sintam vontade de vir para cá.

Foto: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis