Os mutirões de limpeza contra a dengue serão retomados em Pará de Minas nesta sexta-feira (23), e o primeiro deles vai acontecer simultaneamente nos bairros Recanto da Lagoa e Santa Edwiges.
A ação integra uma força-tarefa das secretarias de Saúde e de Obras, para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti e prevenir o avanço das doenças transmitidas por ele.
As equipes atuarão em diversos pontos dos dois bairros, realizando serviços de capina, recolhimento de entulhos e limpeza de áreas públicas. Também estão previstas intervenções no entorno do Parque do Bosque, além de ações no CAIC, na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães e no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nair Guimarães.
A escolha dos bairros levou em consideração os dados do último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), mostrando que essas localidades têm os maiores índices de infestação no município.
O diretor da Vigilância em Saúde, Adilson José Batista, pede o apoio da população. Ele orienta os moradores a eliminar qualquer objeto que possa acumular água. Agora, se continuar chovendo, o mutirão será suspenso.
Adilson também faz um apelo para que os agentes de combate a endemias sejam bem recebidos nas visitas domiciliares, que são fundamentais para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Só nos primeiros 20 dias de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 36 notificações de casos prováveis de dengue e duas suspeitas de chikungunya, todas ainda em fase de investigação.
Risco de epidemia também cresce em Divinópolis
Em Divinópolis foi confirmado o alto risco de epidemia após o aumento dos focos do Aedes aegypti. O primeiro LIRAa deste ano apontou índice de 5,9%, segundo foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O sinal de alerta foi registrado em diversos bairros, além da região central. As equipes de Vigilância em Saúde Ambiental vão intensificar as visitas domiciliares e as ações educativas, além de realizar mutirões de limpeza em diversas áreas da cidade.
Foto: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM