O temporal da última segunda-feira (26) provocou o carreamento de lixo por diversas vias de Pará de Minas, dificultando bastante o trabalho da Engesp, concessionária responsável pela limpeza pública da cidade.
Além de lidar com a limpeza habitual, devido ao grande volume de água, os trabalhadores também precisaram recolher resíduos que foram descartados de forma irregular e arrastados pela enxurrada, entupindo bueiros e acumulando sujeira em pontos críticos.
A coordenadora da Engesp, Denise Alves, lamentou a situação que se agrava com o desrespeito da população aos dias e horários corretos para se colocar o lixo para fora.
No período das águas, o descarte inadequado favorece o acúmulo de resíduos nas ruas, já que eles são levados pela água, gerando transtornos tanto para a equipe de limpeza quanto para os moradores.
O ideal é manter o lixo guardado até o momento adequado da coleta, evitando que ele seja espalhado pela cidade. A Engesp reforça que a colaboração da população é essencial. O cuidado com o descarte dos resíduos, o respeito aos horários da coleta e a atenção às condições climáticas fazem toda a diferença para evitar transtornos maiores, principalmente relacionados ao entupimento das bocas de lobo.