Pais de alunos da rede municipal de Pará de Minas, composta por 9.500 alunos, podem ficar tranquilos em relação à qualidade da alimentação que eles estão recebendo.
O cardápio das creches, pré-escola e ensino fundamental, segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está sob a fiscalização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
É uma alimentação balanceada, apropriada para cada faixa etária, segundo informou a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Anna Paula Amorim. A equipe também é rigorosa na fiscalização diária, que avalia desde o armazenamento e recebimento dos produtos até as normas sanitárias.
Ana Paula também enfatizou a importância da retirada do açúcar da alimentação de crianças de 4 meses a 3 anos:
O planejamento da merenda escolar é feito por uma equipe de quatro nutricionistas, que evitam alimentos processados.
Além disso, um dos grandes pilares do sucesso da merenda em Pará de Minas é o forte investimento na agricultura familiar. O município superou com folga a meta legal de utilizar 30% da verba com produtores regionais, atingindo a marca de 76%. Esse incentivo fortalece a economia local e garante alimentos frescos na mesa.
O cardápio também segue normas técnicas para alunos com restrições alimentares, caso dos intolerantes à lactose, celíacos, diabéticos e outros. Para atender esse público, são disponibilizados itens específicos.
O setor de nutrição também é exigente com a regulamentação do que os pais podem ou não enviar para o lanche dos filhos.
Na ponta final desse processo, brilha o empenho das cantineiras, que se dedicam a transformar ingredientes selecionados em um "cardápio afetivo". Com muito carinho e respeito às normas, elas preparam pratos saudáveis e deliciosos, que vão desde o pão com carne, até a torta de frango e o strogonoff, provando que a comida de escola em Pará de Minas é muito boa.