Na tarde do dia 30 de abril de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais deflagrou a Operação Escudo do Indaiá III na cidade de Abaeté, com o objetivo de combater de forma incisiva o tráfico ilícito de drogas em diferentes bairros do município. A ação policial contou também com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, representando um esforço conjunto no enfrentamento à criminalidade organizada.
Participaram da operação militares de Abaeté, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Paineiras, bem como o Tático Móvel do 7° BPM e a Equipe Rocca (canil) da 7ª RPM. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão referentes a pessoas envolvidas com a traficância na cidade.
Durante o cumprimento das diligências, foi apreendida uma expressiva quantidade de materiais ilícitos, entre eles: 856 pinos de substância análoga à cocaína, 40 buchas de substância análoga à cocaína, 01 porção grande da mesma substância, 02 barras de substância análoga à maconha, 19 tabletes e 02 buchas de substância análoga à maconha, 01 pedra bruta de substância análoga à crack e 04 pedras menores da mesma substância, 01 balança de precisão, 05 aparelhos celulares, R$ 227,00 em dinheiro.
Além do material ilícito, 05 pessoas foram presas e 02 menores apreendidos, envolvidos nos crimes.
A atuação criminosa dos autores era concentrada nos bairros São Pedro, Bernardo Soares de Faria e Simão da Cunha.
A operação representa mais uma vez o compromisso das forças de segurança com a redução da criminalidade e o restabelecimento da ordem pública em Abaeté. As diligências prosseguem com foco na completa desarticulação da rede criminosa.
FOTO: Kelvin Fernandes/Rádio Santa Cruz