Padre Amarildo de Melo
Padre Amarildo José de Melo é natural de Araújos e trabalha, atualmente, em São Joaquim de Bicas. É professor de Teologia Moral no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA, BH) e no Instituto Dom João Rezende Costa, da PUC/Minas. Em seu livro ele trata do Jansenismo (fenômeno complexo que marcou o catolicismo europeu e brasileiro) e de sua influência no ethos católico brasileiro, deixando por herança uma moral rigorista marcada pelo pecado e pela ideia de punição. Na parte final da obra ele fala da influência da ação pastoral de Dom Viçoso, 10º Bispo da Diocese de Mariana e grande protagonista da reforma tridentina do catolicismo brasileiro.
O livro de Pe. Amarildo é de fácil leitura e pode ser compreendido por todos. Algumas citações são extremamente curiosas e prendem a atenção do leitor. Na terceira parte do livro, por exemplo, ao citar uma correspondência de Dom Viçoso a um compadre seu, o texto deixa claro o medo que o Bispo tinha do inferno:
Pobre bispo de Mariana, que apenas tem tempo de dizer missa e rezar, e lhe é preciso não perder um momento. Esperando só a sepultura para descansar o cadáver, mas a alma se estiver no purgatório, que labaredas não sofrerá! Meu compadre, peça a Deus que não me mande para o inferno. Parece-me que Deus me terá perdoado delicta juventutis meae (pecados da juventude). O de que mais medo tenho é das ignorâncias, frouxidões, doçuras extemporâneas depois de bispo. Valha-me Deus!
Citações como essas e o estilo claro de Pe. Amarildo ao explicar o que sabe, garantem o interesse de seus leitores. O assunto é pertinente para entendermos os costumes, ainda presentes, na vida do nosso povo e no seu jeito de entender a fé e a religião. Vale a pena conferir!