Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Após alagamentos, Nacab vai avaliar possível contaminação do solo por água do Rio Paraopeba

21/01/2022

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O transbordamento do rio Paraopeba após as fortes chuvas na região de Pará de Minas ligou o sinal de alerta do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab). A preocupação é sobre a contaminação do solo inundado pela água.

Desde janeiro de 2019, quando houve o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, o Paraopeba sofre com os rejeitos de mineração decorrentes da mina. A água ainda está contaminada e não há autorização para consumo humano.

Com o grande volume de água que caiu sobre a região, provocando a cheia do rio, a situação que já era grave, ficou ainda pior. Muitas fazendas e áreas de plantação ficaram inundadas e os poços artesianos também foram afetados pela água.

Segundo Irla Paula Rodrigues, gerente Sociambiental e da Coordenação Geral do Nacab, o receio é com as consequências que esses alagamentos podem causar ao solo e as produções agropecuárias e agrícolas nos distritos de Córrego do Barro e Muquém.

Por causa disso, um trabalho de análise será feito em fevereiro para que seja identificada a situação dessas localidades e tomadas as medidas cabíveis de segurança aos moradores.

O Nacab, que presta assistência às famílias afetadas pela contaminação do Paraopeba em Pará de Minas, não concluiu o balanço de quantas pessoas foram prejudicadas com as chuvas, mas garante que o estrago foi significativo. 
Luíza Monteiro, coordenadora de Campo do escritório local, detalhou o drama das comunidades atingidas.

Luíza Monteiro também destaca as principais demandas dos moradores e pede apoio da população:

Quem quiser ajudar as famílias atingidas pode entrar em contato com o Nacab pelo telefone (31) 3885 1794 ou buscar informações diretamente no escritório local, que fica na avenida Minas Gerais, nº 413, no bairro São José. 
E uma novidade no caso envolvendo as famílias ribeirinhas do Paraopeba, é que o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos notificou a Vale  para a adoção de medidas em áreas impactadas pelas chuvas próximo ao rio.

Segundo o Sistema, a mineradora terá que providenciar a limpeza imediata de propriedades particulares e vias públicas atingidas pelas chuvas. O ofício foi feito após um aumento significativo no nível e vazão do rio, o que acabou alagando as margens e várzeas ao longo dele. A Vale já se posicionou sobre o assunto, dizendo que recebeu o ofício e está acompanhando a situação das áreas alagadas. 

Foto: Nacab/Divulgação



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis