O Centro de Controle Populacional de Pará de Minas tem recebido diversos tutores que estão buscando garantir a castração gratuita dos seus pets. Só em setembro desse ano, foram castrados 214 animais, sendo 120 cães e 94 gatos.
A demanda é alta e aproximadamente 15 animais passam pelo procedimento por dia. Os bichinhos são liberados para ir para casa em aproximadamente 30 minutos. Para ser castrado, o animal deve ter de 6 meses a 8 anos e precisa ficar de jejum de água e comida por 10 horas.
De acordo com Júlia Almeida Rodrigues, estagiária do CCP e estudante de Medicina Veterinária, qualquer animal pode ser castrado, tendo tutor ou não. No entanto, é importante lembrar da responsabilidade sobre os cuidados com a recuperação dele durante o pós-operatório.
Júlia Almeida Rodrigues
É importante estar atento à saúde do animal antes de levar para a castração. Muitas vezes os animais chegam com problemas e acabam tendo complicações durante o procedimento. As principais afetadas são as fêmeas, como explica Júlia.
Júlia Almeida Rodrigues
Para a castração é preciso levar uma roupinha cirúrgica para as fêmeas, ou o colar elisabetano para os machos. O animal precisa estar limpo e na coleira ou caixa de transporte. As fêmeas deverão ter até 30kg e não podem estar no cio ou amamentando. É preciso que o tutor leve cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.
Animais braquicefálicos, como os das raças Pug, Shitzu e Bulldogue, não são castrados pelo Centro de Controle Populacional. Para agendar a castração, basta entrar em contato com o CCP pelos telefones (37) 3233-5881 ou (37) 99121-0981. A instituição funciona no bairro João Paulo II, na antiga sede do Centro de Controle de Zoonoses. O CCP não realiza consultas nem tratamentos veterinários em geral com os animais.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.