Com o clima de celebração, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta durante as festas de fim de ano e com isso, surge a famosa consequência indesejada: a ressaca. Juntamente com o Carnaval, o Natal e o Ano Novo são os principais responsáveis pelo aumento na procura por medicamentos para curar aquele mal estar que vem depois de exagerar na bebida.
Essa resposta do organismo à intoxicação aguda pelo álcool acontece porque o corpo encontra dificuldades para processar e eliminar a substância, além de desidratação e desequilíbrio de nutrientes. Entre os sintomas mais comuns estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, tontura, fadiga, irritabilidade, sensibilidade à luz e ao som, além de sede intensa e boca seca.
De acordo com o farmacêutico Clifford Júnior Resende, da Inova Drogaria, além dos medicamentos para esses sintomas, muitas pessoas recorrem a soros, glicose e isotônicos para a reposição de nutrientes. Mas é importante ter cuidado com a automedicação, especialmente em casos de vômito e diarreia, procurando sempre o auxílio de um profissional da saúde:
Clifford Júnior
A principal forma de evitar aquela ressaca é o consumo com moderação, nas bebidas e também na comida das ceias, como reforçou o farmacêutico:
Clifford Júnior
Algumas dicas para reduzir os efeitos negativos do álcool são comer antes e durante o consumo, ajudando a retardar a absorção da substância no organismo, além de evitar comidas gordurosas, que podem sobrecarregar o fígado. Beber água antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas também ajuda a minimizar o mal-estar.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.