O Banco de Alimentos de Pará de Minas mudou de endereço e agora funciona no bairro Walter Martins, em um espaço mais adequado para receber, armazenar e distribuir os alimentos.
Antes, o serviço funcionava em uma escola do distrito de Gorduras, mas a distância e a falta de estrutura apropriada dificultavam o trabalho das equipes e o atendimento às famílias beneficiadas.
A mudança visa melhorar a logística e a eficiência do programa, que tem papel essencial na segurança alimentar do município. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, explicou que o novo espaço permite ampliar a capacidade de recebimento e distribuição dos alimentos, garantindo também melhores condições para o manuseio dos produtos.
No início das atividades, o Banco de Alimentos arrecadava de duas a três toneladas de alimentos, mas hoje já são 13 toneladas mensais, graças à ampliação da frota e às novas parcerias.
Além dos produtores e supermercados de Pará de Minas, o programa conta com o apoio do Mesa Brasil e de um convênio com Carmópolis de Minas, que faz um repasse significativo de alimentos. Ele também está interligado a uma rede de municípios, que permite trocas e colaborações para reforçar o abastecimento local.
Atualmente, o Banco de Alimentos monta cerca de 90 kits mensais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, além de abastecer instituições sociais de Pará de Minas.
Os alimentos distribuídos são doados por supermercados, mercearias e padarias que repassam produtos que perderam valor comercial, mas que ainda mantêm qualidade e valor nutricional.
Para fortalecer ainda mais as ações voltadas à segurança alimentar, será criado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, responsável por fiscalizar e acompanhar as políticas públicas da área. Os conselheiros vão tomar posse no próximo dia 13 de novembro.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.