Hoje é o Dia Mundial do Diabetes e a data chama atenção neste ano para um tema essencial: o respeito no ambiente de trabalho. A campanha Novembro Diabetes Azul 2025 destaca a importância da inclusão, do acolhimento e a valorização das pessoas que convivem com a condição, reforçando que o bem-estar só é possível quando há empatia e informação.
O alerta é urgente: o Brasil é o sexto país com mais casos de diabetes no mundo, com quase 17 milhões de pessoas acometidas pela doença, segundo o Atlas do Diabetes 2025, da Federação Internacional de Diabetes.
Mais de 90% dos casos correspondem ao diabetes tipo 2, geralmente associado aos hábitos de vida e alimentação. A detecção precoce evita complicações graves, já que 70% dos pacientes só descobrem a doença após o surgimento de sintomas avançados.
Outra informação que chama atenção é o aumento dos diagnósticos entre os jovens, demonstrando a necessidade de ampliação das ações de conscientização, prevenção e acompanhamento médico.
O cenário de Pará de Minas também é preocupante, segundo afirmou Helena dos Santos Correia, presidente da Associação dos Diabéticos (Assodipam). No entanto, ela também reconhece o aumento da procura pela mudança de hábitos.
Helena reforçou a importância da prevenção e tratamento correto da doença, que pode acarretar diversas complicações.
A Assodipam está promovendo uma programação intensa nesta semana, reunindo profissionais voluntários, academias e a comunidade em torno da saúde e da informação.
Duas palestras já foram ministradas, e hoje profissionais vão abordar o papel da atividade física no controle e prevenção do diabetes e da hipertensão. Já amanhã, às 7 horas, acontecerão caminhada, pedalada, corrida e dança. O evento será aberto ao público.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução TesaPhotography (pixabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.