Rádio Santa Cruz - FM

CANAL CIDADÃO


Enviar Notícia

Alta do frete sufoca pequenos produtores: combustíveis engolem os lucros

Bem mais que os grandes, os pequenos produtores rurais estão sentindo fortemente o impacto da alta dos combustíveis nos negócios. Antes, eles já reclamavam da elevação do custo dos insumos e agora estão assustados com o reajuste dos derivados do petróleo.

O grande problema dos pequenos agricultores é que eles não conseguem embutir de imediato o aumento de custos do frete nos preços de venda de seus produtos por causa da sazonalidade, ou seja, nos períodos de safra as mercadorias baixam em função da lei da oferta e procura.

Na safra, se eles não reduzirem o preço voltam com as mercadorias para casa e aí o prejuízo é dobrado. Como o transporte ficou bem mais caro, a margem de lucro despencou. E tem outros agravantes, um deles é a necessidade de utilização dos combustíveis no manuseio de máquinas e equipamentos, o que eleva ainda mais os custos de produção.

O outro problema é que os agricultores familiares também pagam mais caro pelos insumos agrícolas por adquirir quantidades menores de adubos e defensivos, sem ter o mesmo poder de barganha e de descontos obtidos pelos grandes produtores.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis