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Filas enormes na porta do Mercantil do Brasil geram reclamações: fiscalização diz que não recebeu denúncias

07/04/2021

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No momento em que as autoridades pedem que as pessoas evitem aglomerações, uma cena no centro de Pará de Minas tem chamado atenção nesses últimos dias. Dezenas de pessoas estão se aglomerando todas as manhãs na porta do Banco Mercantil, que fica em frente ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.  Como a agência é pequena, a fila se forma no passeio e fica muito claro que, embora as pessoas estejam usando máscara, não há respeito ao distanciamento social. A oferta de álcool líquido ou em gel é só dentro da unidade e a fiscalização passa longe. 

Ontem a reportagem do JM foi chamada ao local para apurar as denúncias de desrespeito às normas sanitárias e constatou um cenário ainda mais preocupante, já que parte das pessoas era idosos, portanto, pertencentes ao grupo de risco da covid-19. Segundo as reclamações, o Banco Mercantil não priorizou o atendimento preferencial dividindo a fila, o que poderia agilizar os demais atendimentos e reduzir o tempo de espera. Nós conversamos com alguns clientes que admitiram o medo daquela situação, mas não tinham alternativa.

               

O JM procurou a gerência do banco, mas o responsável não quis gravar entrevista, alegando que não tinha autorização para falar. Também não forneceu informações sobre o que levou a agência a tirar a fila preferencial. 

O gerente se limitou a dizer que medidas seriam tomadas para resolver o problema e entregou à reportagem um cartão de contato da empresa que presta assessoria de comunicação para o Mercantil. 

Nós ligamos para os quatro números fornecidos, apenas um atendeu e para surpresa a profissional disse que a empresa não presta assessoria para o banco há cerca de dois anos. Apesar disso, o espaço segue aberto para os esclarecimentos da agência.

O JM também procurou o Setor de Fiscalização da covid-19 em Pará de Minas e ele informou não ter recebido denúncias de desrespeito às regras sanitárias na agência do Mercantil do Brasil. 

O serviço, inclusive, pede que as pessoas relatem os episódios para que os fiscais possam se deslocar até lá e tornar a fiscalização mais eficiente. O número para a denúncia é o 0800 940 9402.

Falando em bancos, a maioria das agências da Caixa Federal voltou a registrar grandes filas ontem, com o início da nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, que começou pelos trabalhadores nascidos em janeiro e que não recebem Bolsa Família. Já o movimento da agência de Pará de Minas foi tranquilo.

O pagamento dessa nova rodada é feito diretamente em conta poupança digital da Caixa, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa TEM, mas os saques ainda não foram liberados nem os recursos podem ser retirados nas agências.

Muitas pessoas estão em dúvida sobre os recursos e é justamente isso que tem provocado a nova corrida às agências da Caixa. Ressaltando que é possível saber sobre o valor do benefício pelo aplicativo Caixa TEM, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou ainda pelo site consultaauxilio.dataprev.gov.br.





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