O mês de maio ganhou muitas cores, através de diversas campanhas de saúde, mas o tom laranja, com certeza, é um dos principais. É que o Maio Laranja foi criado para dar visibilidade a um tema delicado e que exige urgência nos debates e nas mobilizações de conscientização.
Estamos falando do ‘Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes’. No Brasil o assunto ganha mais destaque no dia 18, que é dedicado às ações voltadas para a proteção dos menores. No entanto, as entidades ligadas à segurança e assistência social desenvolvem atividades durante o mês todo.
Em Pará de Minas quem está à frente desta campanha especial é o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A coordenadora, Mariane Melo, informou que o órgão realizará várias atividades a fim de chamar atenção dos paraminenses para o tema.
As ações deverão envolver escolas, projetos sociais em geral e a sociedade:
Mariane Melo também aproveita o momento para fazer um alerta às famílias, no sentido de que fiquem atentas aos sinais e consigam identificar quando um menor está passando por situação de abuso.
A programação do Maio Laranja será fechada no próximo dia 28, com uma passeata pelas principais ruas de Pará de Minas. O evento contará com a participação dos profissionais da Assistência Social, crianças assistidas pelos Promafs a população de forma geral.
Lembrando que as denúncias de abusos podem ser encaminhadas para o Disque 100, que é o principal canal de denúncia de violações de direitos humanos.
Também é possível denunciar através do Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil ou mesmo no CREAS, que funciona na rua Tamoios, 190, no bairro Providência.
Foto: maiolaranja.org.br