Durante a compra de medicamentos, diversos clientes têm relatado um incômodo frequente em muitas farmácias da cidade – a insistência dos atendentes para que o consumidor troque os medicamentos da receita médica por genéricos.
Em alguns casos, a sugestão vem acompanhada de boas intenções, visando, por exemplo, a economia. Acontece que o comportamento insistente do balconista causa desconforto em parte dos consumidores.
A indicação de medicamentos genéricos não configura em uma infração ao Código de Defesa do Consumidor, porque as farmácias podem informar sobre opções mais acessíveis, desde que isso não se transforme em coação ou descumprimento da receita médica.
O coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza, falou sobre o assunto com o JM. Deixou claro que o atendente deve apresentar alternativas, mas respeitando a decisão final do cliente.
Ainda que a substituição por genéricos seja uma prática amparada por lei a sugestão deve ser feita com cautela. A recomendação é que as farmácias invistam em treinamentos para que os funcionários abordem o tema de forma ética e profissional.