Quem passou pela praça Torquato de Almeida nesta semana, percebeu a atuação diferenciada da Guarda Civil Municipal (GCM), numa Blitz Educativa sobre Linhas Cortantes.
Com as viaturas paradas em frente à Casa da Cultura, os agentes abordaram pedestres e motociclistas para orientar sobre o risco da utilização do cerol e outras linhas cortantes durante a soltura de pipas e papagaios.
O trabalho é a coroação de uma ação realizada dentro das escolas de Pará de Minas, pelo grupamento escolar da GCM, em vista da chegada do período de ventos mais intensos.
O coordenador da Guarda, Lucas Costa Rodrigues, falou conosco sobre como foi trabalho nas escolas e o desenrolar das atividades até a chegada nas ruas:
Lucas lembrou que, há poucos dias, foi registrada uma ocorrência, no bairro Padre Libério, envolvendo um motociclista e o uso de linha cortante:
A conscientização também está sendo feita pela Cemig, diante da proximidade dos tradicionais ventos de agosto. A empresa tem reforçado, junto aos pais, que a brincadeira deve acontecer longe da rede elétrica.
A campanha é bem direta: nada de linhas cortantes que, além de proibidas, podem causar acidentes fatais.
E por falar em alerta, a Cemig também está recomendando aos pais atenção redobrada com os riscos de acidentes domésticos, especialmente aqueles relacionados à rede elétrica. De acordo com o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o Brasil registrou 80 acidentes por choque elétrico com crianças e adolescentes de 0 a 15 anos em 2024, sendo que 49 deles resultaram em morte.
Considerando esta mesma faixa etária, segundo a série histórica da entidade, desde 2013, um total de 787 crianças e jovens perderam a vida devido a este tipo de ocorrência. Daí a importância do alerta. Além dos choques elétricos, outro risco para esta faixa etária são os incêndios provocados por sobrecarga da instalação ou curto-circuito.
Brinquedos eletrônicos, embora pareçam inofensivos, devem ser utilizados conforme as recomendações do fabricante, respeitando a faixa etária indicada e a voltagem correta. Equipamentos como celulares e outros aparelhos não devem ser usados quando estiverem em modo de carregamento, ou seja, plugado na tomada.