O inverno marca a redução da reprodução dos escorpiões. Como se sabe, eles costumam aparecer mais no período de calor e na umidade, saindo de seus esconderijos para se alimentar.
Acontece que, mesmo agora, os acidentes com escorpiões continuam acontecendo, embora em número menor que o registrado no verão e esse fato reacendeu o alerta dos especialistas.
Diante disso, o médico veterinário do CCZ, Oscar Leitão, traz orientações sobre a prevenção ao acidente com os escorpiões. Ela deve ser reforçada mesmo agora.
GRAVAÇÃO: ( 00207 ) 50’
Lotes sujos, com entulhos de construção civil, também são locais de risco e merecem atenção especial. Quem vive perto desses imóveis também deve observar a vedação de portas e janelas. Oscar também traz outras dicas importantes:
GRAVAÇÃO: ( 00208 ) 24’
E caso o acidente com escorpião ocorra, é preciso buscar ajuda médica imediatamente.
GRAVAÇÃO: ( 00209 ) 39’
O veterinário também explica que não é necessário capturar o escorpião. Agora, se for possível, a captura pode ser feita com muito cuidado. Em seguida, a pessoas deve acionar o CCZ, pelo telefone (37) )3231 7817, para recolhimento do animal e encaminhamento à Funed, para produção do soro antiescorpiônico.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Prefeitura Municipal de Pará de Minas