A mudança no processo de análise dos projetos para liberação dos alvarás de construção pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pará de Minas tem surtido efeito.
Uma nova metodologia foi adotada pela pasta, ainda no primeiro semestre, na expectativa de redução do tempo de análise e agilização do processo de liberação de obras na construção civil.
O arquiteto Rafael Gripp, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, avalia positivamente a mudança, pautada na simplificação do procedimento, sem perda do rigor da lei.
Segundo ele, o fato da análise acontecer de forma mais ágil, não significa que os critérios do Código de Obras e do Plano Diretor do Município de Pará de Minas sejam deixados de lado.
Já em relação às questões técnicas da construção, ou seja, o projeto de edificação ficará sob a responsabilidade do proprietário do imóvel e dos profissionais contratados para a execução da obra:
Para entender melhor a redução do tempo, no formato antigo o projeto de uma casa simples, de um pavimento, com até 100m², levava cerca de três horas para ser analisado, e voltava à secretaria várias vezes para correções.
Neste novo formato, o mesmo projeto leva em torno de 20 minutos para ser analisado, retornando apenas uma vez para reparos. Outras informações na própria Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no quarto andar da Prefeitura.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM