A violência contra crianças e adolescentes, e a violação de direitos dos menores em Pará de Minas são temas preocupantes, segundo avaliação do Conselho Tutelar. O órgão tem uma atuação intensa no município e recebe até 150 denúncias por mês.
O Conselho é encarregado de zelar pelos menores, garantindo que os direitos fundamentais desse público sejam respeitados.
Embora o número de ocorrências envolvendo menores, e que demandam acompanhamento do órgão seja crescente, a conselheira, Rosilene Maciel, garante que o trabalho é realizado sempre com muita atenção e cuidado a fim de garantir que os direitos das crianças e adolescentes não sejam preservados.
Rosilene também lembra que o combate a situações de abuso deve começar dentro de casa, daí a importância da família.
Outra conselheira tutelar, Marília Araújo, explica que além CREAS, outros órgãos ligados à saúde, assistência social, educação e segurança compõem uma rede de trabalho, dedicada a oferecer todo o acolhimento necessário aos menores.
O Conselho Tutelar de Pará de Minas conta com 5 conselheiras que trabalham em regime de plantão. O telefone para encaminhamento de denúncias é (37) 9 9803 3913.