Uma reivindicação antiga da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas está prestes a se tornar realidade. O estudo do Código de Ética e Conduta da corporação foi finalizado e encaminhado à Câmara Municipal.
O documento estabelece diretrizes para atuação, comportamento e responsabilidades dos agentes. O comandante da GCM, Lucas Costa, considera a proposta muito importante no processo de consolidação da instituição.
Ele define a criação do código como um avanço significativo para a categoria, garantindo que a atuação dos guardas será pautada em padrões éticos compatíveis com os das instituições mais consolidadas do país.
O comandante Lucas também citou que por ser uma instituição relativamente nova, a GCM precisa de normas bem definidas, com orientações claras sobre a conduta dos profissionais. Ele explicou os próximos passos para a efetivação do Código de Ética e Conduta.
O código traz orientações sobre boas condutas e posturas, além de definir regras de comportamento que devem ser seguidas pelos agentes em serviço e fora dele. A expectativa é que o texto seja votado em breve pelos vereadores, proporcionando melhores condições de trabalho, padronização das atividades e, consequentemente, um serviço ainda mais eficiente para a população.