A Vigilância em Saúde de Pará de Minas divulgou números importantes, que confirmam a necessidade do combate permanente ao mosquito aedes Aegypti, tanto por parte do poder público como pela população em geral.
Ao contrário de 2024, quando o município enfrentou uma pandemia, a situação atual é bem tranquila. Segundo o diretor da Vigilância, Adilson Batista, de janeiro até agora foram registrados apenas 53 casos de dengue e 12 de chikungunya.
Adilson afirma que esse levantamento é um reflexo das ações que estão sendo realizadas sem trégua e pede à população que não baixe a guarda, afinal estamos entrando em um período desafiador, de sol e chuva, com muito calor, o que facilita a multiplicação das larvas.
Mesmo com esse baixo índice de infectados, a Vigilância vai manter os mutirões de limpeza nos bairros e pretende realizar nos próximos dias mais um LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti).
Ele funciona por meio de amostragem e da análise de focos do mosquito em uma porcentagem de imóveis para identificar criadouros predominantes e orientar ações de controle.
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pará de Minas