A partir do próximo 16 de novembro, a castração de animais que vivem na zona rural de Pará de Minas vai ficar mais fácil. O Centro de Controle Populacional (CCP) realizará mensalmente castrações uma vez por mês, sempre aos domingos, para facilitar o acesso dos moradores.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente no CCP, ou pelo telefone 3233-5881 e também pelo WhatsApp (37) 99121-0981. Os animais que formam o público alvo deverão ter mais de quatro meses e menos de oito anos, além de estarem em boas condições de saúde e não possuírem focinho achatado.
Segundo o médico veterinário Idael Santa Rosa, responsável técnico pelo CCP, a medida foi pensada especialmente diante das dificuldades de deslocamento dos tutores da zona rural até o centro urbano. Também favoreceu a iniciativa o crescimento dos casos de abandono e maus-tratos.
As castrações acontecerão na sede do CCP, com cadastro prévio e busca ativa dos animais nas comunidades, garantindo prioridade para moradores da zona rural, embora também possa haver vagas para a zona urbana, conforme a disponibilidade.
Idael também informou que, neste momento, não há viabilidade de deslocamento do castramóvel até as comunidades rurais, devido às condições logísticas e estruturais. Por isso, o CCP será o ponto fixo das cirurgias, com todo o suporte para atender aos moradores da zona rural.
O programa também prevê a microchipagem dos animais castrados. O microchip não permite rastrear o animal, mas armazena informações de identificação e do responsável, facilitando o retorno ao lar em caso de fuga ou abandono.