A Secretaria de Desenvolvimento Urbano anunciou que a continuidade da realização de footings no centro de Pará de Minas, assim como aconteceu no sábado que antecedeu ao Natal, vai depender de uma série de fatores.
O titular da pasta, Marcos Vinícius Oliveira, fez a declaração ao tomar conhecimento do descontentamento dos lojistas do setor de móveis e eletrodomésticos. Eles alegam que foram bastante prejudicados naquele dia, devido à proibição da circulação de veículos na Benedito Valadares.
O setor afirma que as vendas nos sábados, mesmo com metade do expediente, já que as lojas fecham por volta das 13 horas, são as melhores da semana. Isso porque boa parte dos clientes aproveita a folga para levar as mercadorias em seus veículos ou exigir a entrega imediata. Como esse acesso ficou impossibilitado naquele dia, o movimento caiu bastante.
O secretário Marcos Vinícius pede calma aos lojistas, afirmando que nada será decidido de forma precipitada. Ele justifica a possibilidade de um footing mensal com a mesma finalidade do último mês de dezembro, ou seja, atrair o consumidor para ações que vão além das transações comerciais:
Por entender que as questões públicas são difíceis de agradar a 100% dos envolvidos, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano pretende discutir bastante o assunto, inclusive, contando com apoio da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam). Mas de antemão ele defende uma argumentação melhor:
Além de ouvir os lojistas estabelecidos no centro da cidade, a secretaria considera importante saber da reação dos moradores daquela região. Mas deixou claro que a prefeitura não pretende impor eventos.