O agronegócio de Pará de Minas virou vitrine novamente, desta vez por causa de um recorde no nascimento de leitões. Uma porca surpreendeu ao dar à luz 29 leitões em um único parto, na Granja São Bernardino, localizada às margens da estrada de Tavares.
O proprietário Bernardo Melo Franco informou que este número é considerado muito acima da média da suinocultura, que costuma variar entre 12 e 14 filhotes por nascimento. Como o parto foi excepcional, os leitões precisaram ser divididos entre duas porcas, para garantir que todos tivessem acesso adequado à amamentação.
A granja tem cerca de 800 matrizes, com produção semanal aproximada de 600 leitões. A porca em questão recebeu o nome de Bernarda e o parto ocorreu após inseminação artificial.
O suinocultor se mostra muito satisfeito com os índices da propriedade, que já estão acima da média nacional. Ele informou que trabalha com uma média de 17 nascidos vivos, enquanto a média brasileira gira em torno de 14.
O plantel é acompanhado há muitos anos pela Cogran, através da veterinária Joyce Barcelos, que assiste ao notável crescimento dos nascidos. Segundo a especialista, a porca Bernarda mostra que grandes mudanças estão acontecendo, trazendo o alerta de que os produtores precisam evoluir cada vez mais na atividade.
E ressalta que quando o aumento do número de filhotes é expressivo, como nesse caso, pode haver uma redução no tamanho dos leitões, exigindo mais cuidado para que eles sejam viáveis.
Foto: Reprodução