A contratação de ambulâncias para atendimento na UPA de Pará de Minas tem gerado questionamentos e levantado debates na cidade. O tema ganhou repercussão após a divulgação de informações que apontam possíveis inconsistências no contrato firmado pela prefeitura, despertando a atenção da comunidade.
Segundo o vereador Léo Xavier, o município mantém contrato com duas ambulâncias alugadas, com quilometragem ilimitada, que ficam à disposição da UPA. A justificativa apresentada pela Secretaria de Saúde é que a prefeitura não possui veículos próprios com os equipamentos necessários ao atendimento das demandas de urgência e emergência.
Acontece que as fiscalizações mostraram que o município tem veículos equipados, por isso a terceirização chamou atenção do vereador:
Segundo Léo Xavier, em alguns casos os valores pagos ultrapassaram a casa de R$1.000,00 em determinados atendimentos. O vereador também quer compreender melhor como funciona o contrato, quais serviços estão sendo efetivamente prestados e se há compatibilidade entre o que é pago e o que é oferecido.
O vereador disse também que recebeu informação da Secretaria de Saúde de que o contrato, firmado e renovado em maio de 2025, será reavaliado. E após a conclusão das análises, serão adotadas medidas para corrigir possíveis falhas e dar mais clareza à população sobre o uso do dinheiro público.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM