Na Tarde de sábado (10) por volta das 13h11, os bombeiros foram acionados através da central de atendimento de emergências 193 para atender uma vítima idosa (86 anos) com obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Segundo o solicitante, a idosa estava se alimentando e veio a se obstruir totalmente, ao telefone a solicitante foi prontamente instruída pela 3 Sgt Helia da central de atendimento 193, no qual ainda via telefone foi calmamente ensinado a solicitante a realizar as mamonas de desengasgo na vítima para que a situação fosse revertida.
Ainda durante as orientações a solicitante informou que a idosa evoluiu para uma PCR, diante do relato a militar iniciou as orientações quanto às manobras de ressuscitação cardio pulmonar (PCR).
Após algumas manobras realizadas pela solicitante, a idosa conseguiu reverter a situação da parada cardio-respiratória, a militar continuou na ligação transmitindo apoio a solicitante até a chegada da equipe médica.
No local, a vítima foi atendida pela equipe médica do SAMU, considerando que a mesma se encontrava mais próxima do local da ocorrência.
Foto: 10ºBBM: Guardião do Centro-Oeste