A rede de Assistência Social de Pará de Minas vem desempenhando importante papel na garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social. Por meio dela, são oferecidos benefícios socioassistenciais, programas de transferência de renda e serviços de acolhimento e acompanhamento familiar.
A maioria dos benefícios é proveniente do Governo Federal e integra políticas públicas voltadas à promoção da dignidade, à redução das desigualdades e ao fortalecimento da cidadania.
O sistema é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que atua para assegurar o acesso aos programas e benefícios de forma organizada e transparente.
Em conversa com a nossa reportagem o diretor dos equipamentos da Secretaria, Marcos Antônio Figueiredo dos Santos, fez um balanço positivo do atendimento, destacando que o número de famílias assistidas é elevado. Segundo ele, o principal fator para o aumento nos atendimentos é a ampliação do acesso à informação:
Marcos Antônio destacou que a principal porta de entrada para os programas é o Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta essencial para o levantamento de informações das famílias.
A partir desse cadastro, é possível avaliar se o grupo familiar se enquadra nos critérios de programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ID Jovem, Tarifa Social de Energia. A Carteira do Idoso, Carteirinha da Pessoa com Fibromialgia e Carteirinha da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista também são emitidas pela assistência social.
Marcos Antônio reforça que cada benefício tem suas especificidades e a atualização constante dos dados é fundamental para garantir a continuidade e o acesso correto a cada política pública.
Atualmente, Pará de Minas conta com três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são unidades descentralizadas responsáveis pelo atendimento direto à população.
O CRAS Augusto de Oliveira Martins, localizado no bairro Walter Martins, atende também as regiões do Padre Libério, Seringueiras e bairros adjacentes. O CRAS René Vieira Leitão, situado no bairro Novo Horizonte, cobre os bairros São Pedro, União, JK e entorno.
Já o CRAS Central é responsável pelos atendimentos da região central e das comunidades rurais, por meio do CRAS Volante, que conta com uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos que visitam famílias com dificuldades de acesso às unidades.
O município também conta com um ponto de apoio na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santos Dumont, criado para facilitar o atendimento da população daquela região, ampliando o acesso aos serviços.
O diretor ressaltou ainda a importância das pessoas procurarem o CRAS do território residencial sempre que houver necessidade de orientação, atualização cadastral ou busca por benefícios.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social reforça que o trabalho é permanente. Para esclarecer dúvidas, buscar informações ou ser encaminhado aos equipamentos da rede, a população pode entrar em contato pelo telefone (37) 3233-5900.
A equipe está disponível para orientar os cidadãos sobre o funcionamento dos programas e garantir o acesso aos direitos socioassistenciais em todo o território de Pará de Minas.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.