Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Chegada do inverno pode aliviar o sufoco da indústria têxtil nacional

27/04/2024

A pesada carga tributária brasileira aplicada à indústria, aliada à concorrência desleal dos produtos asiáticos, vem tornando a lida das companhias têxteis nacionais cada vez mais desafiadora. 

Já faz algum tempo que a importação do tecido chinês e das peças de vestuários já prontas vem deixando a indústria brasileira com dificuldades. Muitas fábricas fecharam as portas e as que restaram resistem a duras penas.

É o caso da Coopertêxtil, que atua em Pará de Minas há 27 anos. Com 130 cooperados, a fábrica permanece focada no acabamento de tecidos, trabalhando em dois turnos. No entanto, o diretor comercial, Júlio José de Morais, assegura que este ritmo não tem sido fácil.

Ele acredita que a indústria poderia estar produzindo muito mais, mas o mercado não absorve o tecido nacional. E isso não acontece pela falta de qualidade das peças brasileiras. Ao contrário, a dificuldade se dá pelo preço muito mais alto que o produto importado dos gigantes asiáticos. 

Entre as possíveis soluções apresentadas pelo diretor comercial, aparece a redução dos tributos aplicados à indústria têxtil, como forma de incentivo à produção e até mesmo a tributação mais pesada ao produto estrangeiro, para que haja uma equiparação de preços. 

Enquanto medidas governamentais nesse sentido não são anunciadas, a indústria têxtil aposta numa tímida reação do setor com a proximidade do inverno. 

Com previsão baixas temperaturas para algumas regiões do país, é possível que dentro das fábricas o ritmo de trabalho aumente para atender à demanda dos agasalhos, próprios da temporada. 

 Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis