Acompanhando a tendência de renovação nos diretórios dos partidos políticos, já com vistas às eleições de 2026, o Partido dos Trabalhadores (PT) também elegeu novo presidente em Pará de Minas.
Foi a segunda convenção municipal em menos de um mês, sendo que a primeira elegeu o ex-vereador Rodrigo Menezes, o Rodrigo de Torneiros, como dirigente do diretório municipal do MDB.
Já no PT, a eleição interna aconteceu no último domingo, com a participação de cem filiados, representando um terço da sigla em âmbito municipal.
Duas chapas foram inscritas. Uma encabeçado pelo então presidente Antônio Carlos Vieira, o Carlin Lula, e outra liderada pelo servidor público, Gabriel Leite Gomes, que derrotou o opositor por 58 a 34, além de 8 votos brancos.
Com o resultado, Gabriel assume a presidência para um mandato de quatro anos e está muito animado com a missão de dinamizar o diretório local. Ele quer maior participação dos filiados, formação política e mais compromisso com a justiça social.
O novo presidente não falou sobre as pretensões eleitorais, mas garantiu que o partido atuará ativamente na política municipal com uma oposição sadia e a defesa do orçamento participativo, prometido pelo prefeito Inácio Franco.
Quanto aos demais membros da nova direção do PT em Pará de Minas, eles ainda serão definidos pelo princípio da proporcionalidade. Com isso, o diretório será composto por cerca de 70% dos indicados da chapa de Gabriel Leite e os outros 30% indicados pela chapa de Carlin Lula. Uma reunião deve ser marcada em breve para esta formação.