Duas atrações no céu devem marcar a despedida do mês de julho. Estamos falando de chuvas de meteoros que poderão ser vistas principalmente na noite de hoje e na madrugada de amanhã. A informação é do Observatório Nacional (ON), do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Corpos celestes pequenos, que cruzam o espaço e invadem a atmosfera terrestre, os meteoros estão em momento de transição e a interação com a atmosfera e o oxigênio provoca o incendiamento parcial ou total deles, criando uma luminosidade, popularmente chamada de estrela cadente.
Quando diversos deles atravessam a atmosfera, formam-se as chuvas de meteoros, como as que poderão ser vistas hoje e amanhã. O espetáculo terá o ápice logo mais. Esta chuva é conhecida por meteoros brilhantes, com cinco por hora.
De acordo com o astrônomo Marcelo de Cicco, o que chama atenção é o número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade. O melhor horário para visualizar, segundo o Observatório será de meia noite até próximo do amanhecer.
Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, o Observatório Nacional sugere como dicas, que as pessoas procurem locais com céu escuro, longe da poluição luminosa das cidades.
Foto Ilustrativa: Reprodução DivineLeaders (pixabay.com)