A rotina do Conselho Tutelar de Pará de Minas continua intensa. Com a missão de garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam sempre preservados, as conselheiras se empenham no acompanhamento dos mais diversos casos.
Entre as situações que mais preocupam estão o envolvimento de menores com álcool e outras drogas, a ausência deles nas escolas e a participação de muitos com ações criminosas e a violência.
De acordo com levantamento divulgado recentemente pelo JM, o órgão recebe até 150 denúncias por mês. A conselheira Marília Araújo informou que as chamadas são diárias, exigindo o desdobramento das cinco conselheiras.
Perguntada sobre o que estaria acarretando o crescimento na demanda, Marília não soube enumerar os motivos, mas acredita que seja necessário mais empenho da sociedade e das forças de segurança, para garantir que os menores tenham seus direitos garantidos.
Reconhecendo que cada família adota uma forma de educação para os filhos, ela ressalta a necessidade de uma orientação mais eficaz, a fim de que eles não se desviem do ‘bom caminho’.
O Conselho Tutelar funciona na rua São Paulo, nº 57, junto à sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O telefone para o encaminhamento de denúncias é (37) 9 9803 3913.