Os casos de doenças respiratórias aumentaram consideravelmente em Pará de Minas nesses últimos dias. Com o tempo frio e a baixa umidade do ar, bronquites, gripes e resfriados passaram a representar a porta de entrada para complicações mais graves, caso dos quadros de pneumonia.
A doença é provocada por diversos tipos de micro-organismos e pode ser transmitida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
O médico pneumologista Matheus Goebel, reconhece que o aumento das doenças respiratórias é comum nessa época do ano, mas deixa um alerta à população:
Os mais afetados pela pneumonia são as crianças e os idosos, mas é importante lembrar que todas as pessoas correm o risco de desenvolver casos mais graves da doença.
Muito melhor que o tratamento é a prevenção. De acordo com o Dr. Matheus, além de colocar as vacinas em dia, é necessário manter os cuidados no dia-a-dia.
Os sintomas da pneumonia são tosse, febre alta e falta de ar. O diagnóstico é feito através de exames médicos e a partir deles são realizados os tratamentos adequados.