Com foco principal na segurança viária, o Departamento de Trânsito de Pará de Minas tem trabalhado constantemente na análise das condições das vias para identificar situações que possam colocar motoristas e pedestres em risco.
O setor é responsável por avaliar projetos de novas ruas e promover melhorias nas já existentes, a fim de otimizar o fluxo e garantir maior fluidez com segurança, tarefa que enfrenta desafios diante do alto volume de demandas e uma equipe reduzida.
O engenheiro de trânsito, Robson Kawanish, confirmou que situações críticas têm sido priorizadas, mesmo com o alto número de reclamações e as dificuldades com a mão de obra.
Alguns locais tem ganhado atenção especial, principalmente aqueles onde a largura da via e o estacionamento nos dois lados dificultam a circulação e colocam pedestres em risco, caso da Rua Manoel de Souza, no bairro São Francisco, que registrava frequentes incidentes.
A geometria da rua impossibilitava a presença de veículos estacionados nos dois lados, por isso a medida adotada foi a proibição do estacionamento em ambos os sentidos. A ação melhorou o fluxo de veículos, mas ainda serão estudadas outras intervenções para aumentar a segurança, especialmente para quem circula a pé.
Já o tão solicitado quebra-molas ou a faixa elevada de pedestres podem não ser instalados. Robson reforça que a instalação de redutores de velocidade só pode ser feita seguindo regras previstas em legislação federal, sendo necessária uma análise técnica para identificar se o pedido é viável.
No entanto, a engenharia de trânsito dispõe de outras soluções que podem ser até mais eficientes para aumentar a segurança e a mobilidade. A população pode encaminhar suas manifestações sobre o trânsito de Pará de Minas diretamente pelo canal da Ouvidoria no aplicativo oficial da Prefeitura.