Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Número de fumantes na cidade volta a crescer

03/11/2025

O número de fumantes aumentou em Pará de Minas, acompanhando a tendência nacional registrada pelo Ministério da Saúde, que apontou um crescimento de 25% de tabagistas no país. 

O dado preocupa profissionais da área, já que o tabagismo é responsável por doenças graves, como câncer de pulmão, problemas cardiovasculares, diabetes e problemas respiratórios, que podem levar à morte precoce. 

Além dos impactos diretos à saúde, o vício traz prejuízos sociais e econômicos, afetando não só o fumante, mas também a família dele e a rede pública de saúde.

De acordo com Mary Campos, responsável pelos grupos antitabagismo na cidade, o aumento do número de fumantes demonstra a necessidade de reforço das políticas públicas de prevenção e de cuidado. É um vício de múltiplos fatores e por isso precisa ser tratado com atenção e empatia.

O processo para a pessoa parar de fumar é desafiador e particular em cada indivíduo, exigindo acompanhamento profissional constante. Os profissionais que atuam nos grupos antitabagismo passam por capacitações específicas, para entender melhor o comportamento do fumante e oferecer intervenções eficazes.

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e dentistas, mas o apoio emocional e social é fundamental para o sucesso. Ficar longe do cigarro é a principal forma de manter a saúde e evitar complicações futuras. 

Entre os exemplos de superação está o de Marcos da Silva Reis, que começou a fumar aos 15 anos e manteve o hábito por mais de 20 anos. Ele decidiu abandonar o cigarro ao descobrir uma falha cardíaca provocada pelo uso prolongado do tabaco. 

Atualmente, Pará de Minas conta com três novos grupos antitabagismo com início previsto para novembro, nas UBSs Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Piedade e Torneiros, além de cinco grupos em manutenção nos bairros JK, Dom Bosco, João Paulo II, Recanto e Paraíso. 

As reuniões geralmente são realizadas fora do horário comercial e limitadas a 20 participantes por grupo, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Quem deseja receber acompanhamento e dar o primeiro passo para abandonar o cigarro pode procurar a unidade de saúde mais próxima para obter mais informações sobre o cronograma e as inscrições.

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução tatlin (pixabay.com)




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis