Mesmo com os anúncios nas redes sociais, vitrines de lojas, fachadas de empresas e faixas em locais estratégicos, os empresários de Pará de Minas continuam enfrentado dificuldades crescentes para contratar funcionários.
A situação afeta desde pequenos comércios a grandes indústrias e o que mais chama atenção é que a dificuldade de preenchimento das vagas não está restrita a funções específicas nem a cargos de alta exigência.
Faltam funcionários tanto para serviços operacionais quanto para funções de maior responsabilidade, mostrando o desequilíbrio entre a demanda do mercado e o perfil dos profissionais disponíveis.
Muitas vezes, as alegações estão relacionadas ao salário baixo, carga horária exaustiva, ou falta de qualificação da mão de obra, e situações assim chegam diariamente ao Sine.
O coordenador do órgão, José Alves Neto, ouve queixas diariamente dos dois lados:
Dentro da realidade regional, os salários oferecidos em Pará de Minas são compatíveis com os praticados em cidades vizinhas, demonstrando que a questão vai além da remuneração financeira.
O comércio é apontado como o que mais enfrenta resistência para o preenchimento das vagas. Em movimento oposto, existe uma crescente participação de trabalhadores idosos, que têm conseguido recolocação no mercado até com facilidade.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Fausto Abreu, não considera o salário o principal fator para esse apagão de mão de obra, apesar de reconhecer que os valores estão abaixo do ideal. Ele cita ainda que algumas empresas têm recorrido a bônus e gratificações para atrair novos profissionais.
Para tentar reduzir essa distância entre empregadores e trabalhadores, o Sine tem promovido eventos e ações direcionadas à divulgação de vagas e facilitação no processo de contratação. O órgão afirma que tem buscado aproximar as empresas da mão de obra disponível para acelerar essas admissões.
Atualmente, o Sine de Pará de Minas conta com vagas abertas para diferentes áreas. Os trabalhadores interessados podem procurar a unidade presencialmente, das 7h às 16h, na Rua Sacramento, 317, no Centro da cidade.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.