A solidariedade sempre foi uma característica marcante dos paraminenses, seja no apoio às instituições filantrópicas, na participação em campanhas de saúde ou mesmo nas ações voluntárias.
E algumas ações nesse sentido se tornaram tradicionais, caso do Varal Solidário, que acontece anualmente na temporada de frio. O espaço foi criado para que as pessoas interessadas em ajudar levem peças de roupas usadas para doação, enquanto as que necessitam possam escolher o que levar para casa.
Normalmente o varal é instalado na praça Cônego Hugo, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, onde uma corda é amarrada para que as roupas sejam penduradas.
Só que agora, em plena primavera, e mesmo sem o cordão de varal amarrado, as doações continuam aparecendo por lá. Mais duas sacolas com doações foram deixadas no local e muita gente já se beneficiou.
Uma delas é a Dona Giovânia, que passou pela praça do Santuário logo cedo e aproveitou as melhores peças. Falando com o JM, ela disse que sempre busca ajuda, como também leva roupas para o local para beneficiar outras famílias.
GRAVAÇÃO: ( 00249 ) 13’
A iniciativa popular tem sido elogiada por muita gente que passa pelo centro da cidade, mas alguns chegam a questionar se não seria melhor encaminhar as doações para alguma instituição de caridade.
Outra preocupação é com a chegada do período chuvoso. Sem qualquer proteção, as doações ao relento podem ficar danificadas e serem descartadas, sem cumprir o objetivo central que é o de ajudar a quem precisa.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM