Alívio na mesa dos consumidores. O preço das hortaliças despencou nessas últimas semanas, sendo que quatro produtos se destacaram no cenário com as maiores baixas, caso do tomate, da batata-inglesa, cebola e a cenoura.
De acordo com as informações do Índice de Preços ao Consumidor Semanal apurado pela Fundação Getúlio Vargas, a variação chega a quase 30%, como é o caso da cenoura. Entre 7 e 15 de agosto, em todo o país, o tomate teve um recuo de 0,3%, contra 4,32% da batata-inglesa, 4,54% da cebola e 0,2% da cenoura.
Comerciantes do ramo já esperavam pela queda de preços, que é comum nesta época do ano, devido à larga produção e à redução da demanda. Marcelo Gomes da Silva, proprietário do Pará Hortifrutis, falou conosco:
O proprietário explica que o período chuvoso ocasiona o aumento dos preços e a queda da qualidade dos produtos. Com isso, o setor de hortifrutis tem dificuldade para encontrar mercadorias boas:
Marcelo também aponta outro desafio que os hortifrutis enfrentam, que é a necessidade das compras equilibradas para que o consumidor sempre receba produtos frescos e de qualidade:
Em contrapartida aos baixos preços das hortaliças, outros produtos subiram de preço, caso da banana-prata, por exemplo. E em outros segmentos, também houve alta da gasolina e do etanol, assim como dos serviços bancários e das passagens aéreas.